Diversidade nos Ministérios
Desde a redemocratização o primeiro escalão de Lula é o mais diverso, sendo composto por mulheres, negros e indígenas.
É importante frisar que a Diversidade, Inclusão, Direitos Humanos, Justiça são ativos que não têm preço. Eles são componentes essenciais sem o qual não existe democracia.
Na imagem mostra dois brasis, os ministros que tomaram posse em 2019 e os que tomaram posse em 2022.
Na atual gestão, Lula terá a cantora e ativista Margareth Menezes como ministra da Cultura; Flávio Dino ex governador do Maranhão como ministro da Justiça; Anielle Franco, ativista e fundadora do Instituto Marielle Franco, como ministra da Igualdade Racial; Silvio Almeida, professor, jurista e ícone da luta antirracista, no ministério dos Direitos Humanos; Marina Silva, que ocupará novamente o cargo de ministra do Meio Ambiente e Luciana Santos como ministra da Ciência e Tecnologia e Inovações, pernambucana, e engenheira por formação, foi deputada estadual e federal, prefeita de Olinda por dois mandatos e secretária de Ciência e Tecnologia; Sonia Guajajaras deputada federal de São Paulo comanda o recém criado Ministério dos povos originários.
Um formado por quase a totalidade de homens brancos. O outro da Diversidade. Um com a cara que o Brasil sempre se mostrou, o outro com a cara do Brasil real, o Brasil do povo brasileiro.
Agora é esperar para colher os frutos do Brasil comandado por brasileiros.