Dória cria Centro de Equidade Racial

O governo estadual de São Paulo criou nesta segunda-feira (22), o  Centro de Equidade Racial para o Desenvolvimento Socioeconômico. O  Comitê Intersecretarial de Desenvolvimento Regional atuará no planejamento, coordenação e implementação de programas e ações de políticas públicas para promover a equidade racial no Estado de São Paulo.

De acordo com o site oficial do governo estadual, a princípio, o Centro focará seus esforços na identificação dos efeitos da pandemia na população negra, grupo historicamente mais vulnerável e que representa 40,4% dos paulistas, e em propor medidas para acelerar sua recuperação econômica.

Além de avaliar a situação no estado, o Centro também deve articular ações emergenciais focadas em funcionar como instrumento estratégico para atividades que proporcionem a melhoria dos indicadores sociais e econômicos da comunidade negra em todo o estado.

Na publicação oficial sobre a criação do Centro, existe a informação de que a SJC desenvolve políticas públicas de enfrentamento ao racismo por meio da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena e do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

A iniciativa visa também a criação de políticas para a população negra e indígena, e será intersetorial. Além do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, demais secretarias estão envolvidas na ação, como Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Educação, Comunicação, Direitos da Pessoa com Deficiência, Meio Ambiente e Infraestrutura, Turismo, Internacional, Esportes, Habitação, Agricultura e Abastecimento, Transportes Metropolitanos, Administração Penitenciária, Cultura e Economia Criativa, Saúde, e Segurança Pública. 

Além do Governador João Doria a cerimônia teve a presença do secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e do diretor executivo de Comunidades Tradicionais da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Ivan Lima, responsáveis pelo Centro. O secretário da Justiça e Cidadania, Fernando José da Costa, participou virtualmente do evento e foi empossado como representante da Pasta no Comitê Intersecretarial de Desenvolvimento Regional do Centro de Equidade Regional para o Desenvolvimento Socioeconômico.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search