Revista Raça

Colunistas

ESCRAVOS DA TECNOLOGIA

  • Autor: redação redação

  • Publicado em: 17/10/2016

  • Comentários:

Moisés da Rocha escreve sobre os escravos da tecnologia

 

Texto: Moisés da Rocha | Foto: Divulgação

Moisés da Rocha | Foto: Divulgação
Moisés da Rocha | Foto: Divulgação

O ser humano é descrito por cientistas com o um ser que vive em grupos, portanto, em sociedade. Mas quando ele se desenvolve tecnologicamente, acaba se tornando escravo da tecnologia e pelocapitalismo, que passou a administrar suas invenções. Podemos enquadrar nessa dependência tecnológica os aparelhos sonoros, visuais e de comunicação.

Ninguém se fala; ninguém se olha; ninguém se toca. Pessoas das mais variadas idades, das mais variadas tribos, estão caminhando de cabeça baixa, às vezes falando sozinhas (com o fone), sem prestar atenção no trânsito e nas buzinas. O ser humano está sob o encanto da indústria da quinquilharia. As bugigangas tecnológicas foram colocadas ao alcance de quase toda a população mundial. Sob essa magia, o ser humano fica incapaz de perceber que a civilização está involuindo, caminhando para trás.

Na rede, todos estão acostumados às tragédias, e as compartilham com a maior naturalidade. A barbárie já não comove mais ninguém. Na televisão a mesma coisa: a violência, repetidas dezenas de vezes em programas campeões de audiência, já está no cérebro do telespectador. Linchamentos, pais matando filhos, filhos matando pais, assassinatos de idosos... Tudo passou a ser visto com naturalidade. Eu pergunto: o mais importante é estar conectado?

 

Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 191

Comentários

Comentários