FESTA DOS REIS
Conheça a típica festa dos Reis
Texto: Priscila Gorzoni | Foto: Priscila Gorzoni | Adaptação web Sara Loup
De norte a sul do Brasil, de dezembro a janeiro, vários grupos saem de suas casas para cantar e dançar o nascimento de Jesus. A Folia de Reis é dedicada aos três Reis Magos em sua visita ao Deus menino, também é comemorada em toda a Europa. Foram os colonizadores portugueses que trouxeram essatradição ao Brasil, que por aqui ganhou características próprias, com pitadas da cultura africana incorporadas pelos escravos, além da cultura indígena. As folias são formadas por componentes que variam de 12 até 30 pessoas.
A Folia de Reis cumpre uma função cultural histórica. Através de suas performances os participantes anunciam a chegada do Messias e a homenagem aos três Reis Magos. Os grupos saem pelas ruas com instrumentos musicais tocando, dançando e cantando versos religiosos sobre a Natividade, os Reis Magos e os Pastores a caminho de Belém. No Nordeste, além dos instrumentos básicos, os foliões fazem uso do pífaro.
Em geral, os grupos de Folias de Reis saem a partir do dia 25 de dezembro e vão até o dia 6 de janeiro. Nas capitais, a saída acontece mais cedo, entre os dias 17 e 19 de dezembro, porque os componentes trabalham e só podem participar à noite e nos finais de semana.
Quer ver esta e outras colunas e matérias da revista? Compre esta edição número 150