Globo reforça elenco negro e assina contrato de longo prazo com sete atores
O elenco da TV Globo vai ganhar um reforço de representatividade: a emissora assinou contratos de longo prazo com sete atores negros. Os baianos Érico Brás e Danilo Ferreira estão entre os nomes que vão fazer parte do elenco fixo da Globo, segundo o UOL, em produções futuras, algumas já em gravação. Ícaro Silva, Ailton Graça, Jonathan Azevedo, David Junior e Heslaine Vieira também fazem parte da equipe até, pelo menos, 2019.
Nem os artistas, nem a emissora revelarem a duração exata do vínculo, mas o que está em jogo é a conquista de algo cada vez mais raro no mercado da televisão: o contrato de longo prazo. A novidade chega no mesmo ano em que a emissora foi criticada durante a estreia da novela Segundo Sol, por ter poucos atores negros na trama que se passa em Salvador.
“A Bahia é o estado mais negro do Brasil: mas você não vai perceber isso na nova novela deles”, disse o jornal britânico The Guardian, na época da estreia de Segundo Sol. Em nota, a Globo se posicionou sobre as novas contratações dizendo que “a composição do quadro de atores da Globo obedece à maior diversidade, representatividade e à busca pelos melhores talentos em todos os mercados – festivais, teatro, cinema, etc. Sejam eles atores, diretores ou autores”.
O ator baianao de 39 anos entrou na Globo em 2010 e acumulou papéis como Jurandir, em Tapas & Beijos (2011 a 2015), A Lei do Amor (2016), atualmente está no Zorra e está confirmado na próxima temporada de A Escolinha do Professor Raimundo, como Eustáquio.
Tabém baiano, o Acácio da novela Segundo Sol está em sua quarta novela na Globo, sendo a terceira no horário nobre. O ator de 26 anos tem, no currículo, produções como Geração Brasil – na qual autou ao lado de Lázaro Ramos -, A Regra do Jogo (2015) e A Lei do Amor (2016).
Garantido na emissora pelo menos até 2019, o paulista de 31 anos já está escalado para a nova trama das 19h, Verão 90, que será exibida depois de O Tempo Não Para. A novela mais recente de Ícaro foi Pega Pega (2017). Descoberto em Malhação, em 2003, o ator ganhou visibilidade no Show dos Famosos, em 2017.