Goiás terá polícia especializada em denúncias de racismo
Inauguração do Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri) é uma estratégia que define novas políticas de atendimento da Polícia Civil voltadas para diversidade
No dia 16 de agosto, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado inaugurou o Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri). A atuação do grupo se dará no âmbito criminal, além de realizar trabalhos conscientização da população e contribuir para o resgatar a cidadania das pessoas que são vítimas de intolerância, discriminação, racismo.
O grupo trabalhará no prédio anexo à sede da Escola Superior da Polícia Civil, no bairro do Jardim Bela Vista, região Leste de Goiânia. O atendimento às vítimas será realizado por policiais que receberam treinamento especializado, realizado na Escola Superior da Polícia Civil, para atender as demandas específicas das vítimas desses tipos de crime.
De acordo com Caiado, a ideia é produzir um efeito punitivo e educativo que servirá de exemplo para as demais gerações. O governador também anunciou que fará o encaminhamento de um projeto de lei para criação da Delegacia Especializada para o Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, a proposta será enviada para a votação na Assembleia Legislativa de Goiás.
Durante o evento de inauguração, Wellington Mattos, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, enfatizou que na gestão de Ronaldo Caiado não existe espaço para preconceito: “Não se trata apenas de um trabalho de combate e prevenção à intolerância nos seus diversos matizes. Trata-se do estímulo às boas práticas, da promoção do respeito à diversidade e à construção de uma cultura de paz”, pontuou.