Uma lista foi divulgada no dia 10 de setembro com os nomes de doze Organizações Não Governamentais negras que serão contempladas com um valor de R$ 100 mil para financiar seus projetos
O Fundo Baobá de Equidade Racial divulgou no dia 10 de novembro, uma lista das doze ONGs negras que serão beneficiadas com R$ 100 mil para que possam executar projetos de combate ao racismo. As Organizações Não Governamentais estavam inscritas no edital Vidas Negras: Dignidade e Justiça, lançado no mês de maio de 2021 com apoio do Google.org.
Os projetos enviados para o edital continham propostas para combater a violência racial e incorreções verificadas dentro do sistema de Justiça Criminal do Brasil. O edital estabeleceu algumas prerrogativas que deveriam estar alinhadas aos eixos pré-determinados que tenham relação à construção das soluções para questões mais urgentes para a população negra brasileira.
Entre os eixos estabelecidos pelo edital Vidas Negras: Dignidade e Justiça, estão: O enfrentamento à violência racial sistêmica; a proteção comunitária e a promoção da equidade racial; o enfrentamento ao encarceramento em massa entre adultos e jovens negros e a redução da idade penal para adolescentes; e as politicas de reparação para vítimas sobreviventes de injustiças criminais com viés racista compunham o rol de temas disponíveis.
Além do aporte financeiro, as ONGs receberão suporte técnico para fortalecer o trabalho institucional, além de uma sequência de ações formativas e programas de capacitação para colaborar com o trabalho das lideranças, oferecendo ferramentas de planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de projetos, captação de recursos e demais instrumentos para estruturação interna.