Homem é indiciado por racismo após pintar símbolo nazista em rua

Ele mora na zona Sul de SP e foi ouvido pela Polícia Civil na tarde desta quinta-feira (21). De acordo com o delegado Ricardo Turra, morador vai responder em liberdade por racismo.

Um homem foi indiciado por racismo após pintar uma suástica em uma rua de Ribeirão Preto (SP), na quarta-feira (20). De acordo com a Polícia Civil, o rapaz disse que estava revoltado com outros vizinhos e fez o símbolo nazista de forma aleatória.

Câmeras de segurança registraram a ação e a polícia foi até a Rua José Andreoli e encontrou o homem em frente ao portão da casa dele.

Conforme o delegado Ricardo Turra, o homem tinha feito um serviço de pintura no muro de um vizinho e usou a tinta que sobrou para pintar a rua. “Por estar revoltado com outros vizinhos que ele não tem bom relacionamento, resolveu pintar esse símbolo”, explicou o delegado.

“Ele foi firme, dizendo que não fez apologia ao nazismo, que nem sabia que era aniversário do Hitler [na quarta-feira], que não é simpatizante do regime nazista. Enfim, disse que foi de uma forma aleatória”, disse Turra.

Denúncias

O caso chegou à Polícia Civil por intermédio da advogada Tamara Segall, judia e familiar de sobreviventes do Holocausto, o assassinato em massa de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

“A gente está vendo a explosão do antissemitismo não só no Brasil como no mundo. A gente tem que estar sempre vigilante toda vez que surge uma ameaça ao estado democrático de direito”, afirma.

Tamara, que soube do caso por meio de uma denúncia anônima, acredita que a prática possa ter relação com a data de nascimento do ditador Adolf Hitler [1889-1945], líder do Partido Nazista na Alemanha. Um caso similar foi registrado em Pomerode (SC) também na quarta-feira (20).

 “A triste e propositada inscrição do símbolo nazista em logradouro público denuncia a indiferença e a vilania de seus atores, bem como o malbaratamento da história recente do povo judeu, vítima de uma ideologia e polícia preconceituosas, atrozes, cujas realizações jamais deverão ser esquecidas”, disse o comunicado.

Após ser identificado pela polícia, o homem foi levado para a delegacia e prestou depoimento. Ele vai responder ao caso em liberdade. O rapaz também corrigiu a pintura do símbolo na rua depois da repercussão do caso.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?