Imigrantes são encontrados em contêiner abandonado na beira de uma rodovia na Guatemala

Mais de 100 haitianos, além de pessoas do Nepal e de Gana foram deixados por contrabandistas que deveriam levá-los aos Estados Unidos

A polícia da Guatemala resgatou 126 imigrantes que haviam sido abandonados dentro de um contêiner, entre as cidades de Nueva Concepción e Cocales, na Guatemala. Durante a madrugada, moradores relataram terem ouvido gritos e acionaram a polícia.

Os policiais acreditam que eles foram abandonados por contrabandistas que teriam sido pagos para levá-los até os Estados Unidos pela fronteira com o México. Os imigrantes receberam os primeiros-socorros e foram levados pelos policiais para um abrigo administrado pelo Instituto de Migração da Guatemala.

Mais de 100 pessoas encontradas no contêiner são do Haiti, outras vinham do Nepal e de Gana. O porta-voz da polícia afirmou em entrevista que os imigrantes foram encontrados sem documentos “Ouvimos gritos e batidas vindos de dentro do contêiner. Abrimos as portas e encontramos 126 pessoas sem documentos”.

Alejandra Mena, porta-voz da autoridade migratória da Guatemala, informou que os 126 imigrantes que haviam sido abandonados dentro de um contêiner chegaram à América Central por Honduras e de lá foram levados pelos golpistas para norte, em direção aos Estados Unidos. O próximo passo é levá-los até a fronteira com Honduras para entregá-los às autoridades.

Segundo informações da BBC, a descoberta dos imigrantes abandonados no contêiner acontece um dia depois que 652 pessoas foram detidas pela polícia mexicana dentro de caminhões refrigerados perto da fronteira sul dos EUA. Cerca de 350 crianças estavam entre os encontrados nesses caminhões.

Fonte: BBC

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search