Laser na pele negra
Por: Dra Katleen Conceição
Sabe aquela pele sem manchas, perfeita, que tanto admiramos? Ela é possível a qualquer pessoa! Fascinada por essa evolução na medicina dermatológica, especializei-me em laser na pele negra. É esse o processo responsável por atenuar rugas, melhorar a textura da pele, melhorar estrias, cicatrizes e olheiras Da mesma forma que amamos e cuidamos dos cabelos crespos, afro e cacheados, devemos amar e cuidar igualmente de nossa pele, um poderoso instrumento de empoderamento.
Com muito estudo, pesquisa e testes (fazia laser em mim, me queimei, fui testando e já são 20 anos estudando isso), chegamos à excelência no tratamentos para suas principais queixas, como manchas, tanto no rosto quanto no corpo, marcas de picada de mosquito, queloide, pele ressecada, melasma. A pele mancha com mais facilidade por ter mais melanina. As pessoas não sabem que é possível fazer laser, peelings super ciais, com excelentes resultados. O laser auxilia no tratamento de rugas e acidez, também melhora os poros, textura da pele e a deixa mais homogênea.
Eu oriento o paciente e mostro quais as possibilidades de tratamento. Estrias, por exemplo.
A maioria acha que não tem como melhorar, mas tem sim, o laser fracionado. Existem vários tipos: laser para depilação, laser fracionado para manchas, rugas, cicatrizes e estrias; laser para tatuagem; laser para olheiras… todo tipo de pele é indicado, porém há restrição em pacientes grávidas. Qualquer pessoa pode fazer tratamento com laser, desde que feito por médicos dermatologistas. Até mesmo o que muitos consideram mais simples, como a depilação a laser, deve ser feita por dermatologista, pois o risco de queimadura e manchas é muito comum se não for feita de maneira correta.
Há, contudo, uma questão mais profunda envolvendo a distância do paciente negro dos consultórios. Muitos médicos brasileiros acham que paciente negro não vai gastar, não nos enxergam como consumidores. Eu sei que mesmo a pessoa mais carente irá se organizar e gastar para ter acesso a uma tecnologia mais e eficaz.
Eu sou negra, todo mundo no Brasil tem essa necessidade. Um protetor solar, um gel creme, um sérum, um hidratante bem denso para o corpo. O problema é que acham que o negro não tem dinheiro para comprar… Vamos mudar esse quadro?
KATLEEN CONCEIÇÃO, Chefe do ambulatório de pele negra da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, Chefe do setor de dermatologia para pele negra do Grupo Paula Bellotti, no Rio de Janeiro, Membro da Sociedade Brasileira de Laser.