Livro infantil homenageia George Floyd e a filha Gianna
Livro infantil é uma homenagem ao vínculo entre pai e filha
O assassinato de George Floyd, em 2020, chocou o mundo. Assim como o depoimento de sua filha Gianna, que tinha 6 anos na época em que seu pai foi brutalmente assassinado por policiais. Em um vídeo que viralizou na internet, a menina falava sobre o legado deixado pelo pai: “meu pai mudou o mundo”.
Inspirados nas palavras de Gianna, a autora Leah Henderson e o ilustrador EB Lewis produziram o conceito do livro infantil “Daddy Speaks Love” ou, na tradução para o português, “Papai fala de amor”. Os dois ficaram comovidos com as palavras da filha de George Floyd e resolveram criar uma série de imagens que evidenciasse a beleza da relação de pai e filho.
Em entrevista para a revista Essence, Leah Henderson falou sobre como o assassinato de George Floyd impactou o mundo, sobretudo, a filha Gianna e isso fez com que Handerson refletisse sobre a importância das palavras da menina, estimulando a autora a conversar com o próprio pai e outros pais que diariamente impactam a vida dos filhos.
Além de ressaltar o vínculo entre pais e filhos, o livro procura derrubar estereótipos de pais negros ausentes e destaca a influência que esses pais tem na vida de seus filhos.
“Muitas vezes, os pais e as figuras paternas que assumem esse papel na vida de um jovem são negligenciados. Especialmente em comunidades de cor”, diz ela. “Na página, eu queria centrar o amor de pais negros em todas as suas formas na vida de um jovem. Enquanto o livro destaca uma variedade de pais, meu próprio pai foi meu exemplo e guia para cada palavra.”, contou a autora.
As ilustrações de EB Lewis retratam pais de uma variedade de raças, idades e origens, levando as crianças a momentos especiais em suas vidas. Isso inclui o passeio diário juntos na natureza para marchar juntos em um comício do Black Lives Matters pela mudança.