Carolina Maria de Jesus é tema de exposição no Instituto Moreira Salles

Com estreia prevista para o dia 18, exposição fala sobre a vida e o legado da escritora

Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros estreia no dia 25 de setembro no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, Capital. A exposição homenageia a escritora mineira e ainda conta detalhes de sua vida e obra, apresentando o legado deixado por ela, além de trazer à tona aspectos desconhecidos da sua trajetória.

A exposição resulta de uma pesquisa realizada durante quase dois anos que reuniu cerca de 300 itens, distribuídos entre fotografias, publicações de imprensa, manuscritos, vídeos e documentos. O acervo apresentado na mostra, traz reflexões feitas por Carolina Maria de Jesus desde a infância, em Sacramento (MG), o contexto pós-abolição, a chegada em São Paulo, a repercussão sobre seu trabalho literário e os últimos anos de sua vida.

Os visitantes também terão acesso a obras de cerca de 60 artistas, cujos trabalhos tem relação com a produção literária da escritora.

O antropólogo Hélio Menezes e a historiadora Raquel Barreto assinam a curadoria da mostra, também contam ainda com a assistência da historiadora da arte Luciara Ribeiro e da pesquisa crítica literária realizada pela doutora em letras, Fernanda Miranda.

O título “Um Brasil para os brasileiros” faz referência a dois cadernos originais de Carolina Maria de Jesus que estão sob a guarda do Instituto Moreira Salles desde 2006. Esses manuscritos são fio condutor da exposição e também serão exibidos.

Errata: A estreia da mostra Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros acontecerá no dia 25 de setembro e não mais no dia 18, como informado anteriormente.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search