Meninos Rei traz ativismo social e racial no SPFW
Mariene de Castro, a ex-BBB Jessi Alves, a biomédica Jaqueline Goes, e a atriz Aline Wirley – com o filho Antônio, de 7 anos – foram algumas das personalidades convidadas pelos estilistas Junior e Céu Rocha para o desfile da Meninos Rei, realizado na tarde desta quinta-feira (2), no São Paulo Fashion Week. A marca baiana apresentou a coleção “Meu Ori é a minha voz” em sua terceira participação na principal semana de moda da América Latina.
A cantora emprestou sua voz potente para reforçar a proposta da marca de mostrar, através da moda e da arte, a violência contra a população negra. Um dos nomes do projeto Sankofa, a Meninos Rei denunciou o racismo e genocídio negro no segundo dia do evento. Antes de Mariene entoar “O canto das 3 raças”, vídeos de telejornais com notícias sobre racismo e genocídio de negros foram exibidos.
Com grande visibilidade de mídia por conta dos últimos trabalhos
Vestir a atriz Deborah Secco, entre outras personalidades, no Baile da Vogue -, os irmãos estilistas deram seu recado sem deixar de lado o já conhecido show de passarela a que se propõe desde que criaram a Meninos Rei há quase oito anos.
Na passarela, além dos convidados famosos, o time de modelos – muitos deles baianos, como Santti, Joyce Simas, Alesi Falcão e Willy Montenegro – apresentou looks com muita volumetria e texturas, características que foram o viés para a construção das peças apresentadas. “O tecido africano, base do nosso trabalho, continua sendo protagonista, assim como o patchwork. A novidade desse desfile é o lançamento da nossa estampa. Códigos que nos acompanham e que falam sobre a nossa história foram executados pelo designer baiano Hori, da Estúdio Agá”, disse Junior Rocha, confirmando a informação antecipada com exclusividade pelo portal Alô Alô Bahia.
Um dos princípios da marca de dar voz e espaço a criadores regionais foi cumprido à risca. Coube ao artista plástico sergipano Lucas Lemos, da Tsuru, produzir os calçados, feitos de forma artesanal. Já os balangandãs e coroas vieram da casa de artigos religiosos Ile Dê Odé. A concepção criativa dos colares foi feita por Kelba Deluxe e os brincos e anéis assinados pela designer baiana Luana Rodrigues. O time criativo foi conduzido pelos irmãos: Céu como estilista e Junior como diretor criativo da Meninos Rei.
Fonte: Alô Alô Bahia