Mostra de cinema apresenta biografias de resistências negras

A programação com mais de 10 longas é online, gratuita  e começa na semana que vem

De 27 de agosto a 05 de setembro, acontece de forma online e gratuita a mostra de cinema “Insurreição!”. O evento, organizado pela Nicho 54, traz filmes produzidos ao longo de seis décadas no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Argélia, Cuba e Gana, divididos em três eixos temáticos ou campos de resistência à opressão: Não Me Curvarei!, Formas de Existir Negro e Nem Tudo Cabe na Representatividade.

Segundo o programador-chefe do NICHO 54 e curador da mostra, Heitor Augusto, o objetivo é convidar o público a repensar. “Priorizamos um entendimento amplo de luta negra, trazendo para destaque também os corpos dissidentes que constroem espaços divergentes da cisheteronormatividade”.

Entre os destaques do evento estão, “Nationtime”, de William Greaves, um dos principais documentaristas negros estadunidense e autor de mais de 100 produções do gênero documental que versam sobre história, política e cultura afro-americana. Após ter ficado perdido por um longo período e ter sido encontrado em um galpão em Pittsburgh em 2018, o documentário, lançado em 1972, ganha exibição em versão restaurada na mostra em sessão gentilmente autorizada por Louise Greaves, viúva e parceira cinematográfica do diretor.

Também em exibição inédita no país, está a produção “Pátria” (Zahlvaterschaft), do cineasta alemão Moritz Siebert, retrata a luta de um homem em busca da cidadania alemã há mais de 30 anos, desvelando a perversidade do sistema colonial. O filme integrou a seção Forum Expanded, do Festival de Berlim deste ano.

Outra atração internacional é
“Panteras Negras: vanguarda da revolução” (The Black Panthers: Vanguard of the Revolution), único documentário em longa-metragem a explorar a importância do Partido dos Panteras Negras para a vida cultural e política dos Estados Unidos. O filme traz uma grande quantidade de entrevistas tanto com ex-lideranças quanto com anônimos, além de endereçar as contradições e complexidades do partido.

Ainda entre os destaques, “As pretas contra-atacam” (Chocolate Babies), de Stephen Winter, que apoia-se na sátira social para acompanhar um grupo de gays, lésbicas e travestis que lutam contra políticos conservadores homofóbicos nas ruas de Nova Iorque. A sessão em “Insurreição!” celebra os 25 anos da primeira exibição deste filme no OutFest, festival voltado à representação das pessoas LGBTQIA+.

 A mostra tem o apoio da Open Society Foundations

Confira a programação: https://www.sala54.com.br/mostras/insurreicao/

Com informações da Nicho 54.

Foto: Nicho 54/Divulgação

Comentários

Comentários

About Author /

Jornalista com experiência em gestão, relações públicas e promoção da equidade de gênero e raça. Trabalhou na imprensa, governo, sociedade civil, iniciativa privada e organismos internacionais. Está a frente do canal "Negra Percepção" no YouTube e é autora do livro 'Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia'.

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?