Muitas razões para se investir na África
Ainda existem muitas dúvidas em relação ao mercado africano.
Anualmente o PIB cresce de forma considerável, o investimento interno é elevado e preparam-se para abraçar novas parcerias e novos mercados.
Então, viaje conosco neste continente tão promissor:
65% da população do continente africano é jovem.
A idade média do continente africano é de 18 anos, 14 anos mais nova do que qualquer outro continente. Se mantiver assim, África terá uma das maiores taxas de natalidade de sempre.
Educação e ensino
O investimento na educação tem estado na linha da frente da agenda da cooperação internacional para o desenvolvimento.
Esta aposta tem refletido a crença de que a educação promove o crescimento econômico, contribui para a redução da pobreza e que existem ganhos privados para si próprio, compensam o investimento realizado na educação e que este investimento é fundamental para ganhos sociais.
Estabilidade política
Na última década assistimos a uma estabilidade política em grande parte dos países africanos, o que tem proporcionado um investimento estrangeiro com maior segurança.
Estabilidade financeira
De modo a potencializar o catalisador da criação e desenvolvimento de novos mercados e negócio, em 2018 foi criada uma Área de Livre Comércio Continental Africana (ZCLCA), entrando em vigor a dia 1 janeiro 2021.
Foi criada pelo Acordo de Livre Comércio Continental Africano com o objetivo criar, de forma faseada, a maior zona de livre comércio do mundo, unindo 55 economias africanas, com um PIB combinado de USD 3,4 mil milhões e um mercado avaliado em 1,2 mil milhões de consumidores.
Foram também criadas novas ferramentas “Pacto de Financiamento para o Desenvolvimento dos Países Lusófonos em África” envolvendo o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) que tem como objetivo acelerar o crescimento do setor privado nestes mercados a partir de instrumentos financeiros disponibilizados pela instituição bancária africana, pelo Estado português e por outros parceiros dos 6 países lusófonos – dão aos investidores e credores mais confiança para entrar nestes mercados lusófonos.
Agora você deve estar pensando: “Qual será o calcanhar de aquiles deste continente?“
Claro que existe.
Vejamos:
Falta energética
A falta de energia, renovável e não renovável, para a agricultura, medicina, educação e economia, continua a ser uma grande barreira no crescimento e prosperidade do continente africano.
A Comissão Econômica das Nações Africanas informa que quase 600 milhões de africanos (cerca de metade da população) não têm acesso à eletricidade sendo que 110 milhões vivem em áreas urbanas, próximos das redes elétricas.
Dificuldade nos acessos
Apesar de ser um dos grandes investimentos no continente africano, a rede de estradas e acessos continuam a ser um dos pontos menos positivos da região. O fato de ter estradas sem qualidade faz com que os custos de transporte aumentem e os tempos de entrega sejam mais longos. A taxa de acesso às estradas em África é de 34% em comparação com os 50% de outros países menos desenvolvidos.
Falta de mão de obra qualificada
Como já indicamos anteriormente, atualmente existe um investimento bastante elevado no setor da educação e ensino, contudo o caminho é longo. Desse modo é uma dificuldade que se vai manter durante alguns anos.
Água potável e saneamento
Ainda existem muitos países africanos com dificuldade no acesso a água potável e saneamento. Dois terços da população da África Subsaariana dependem ainda de águas de superfície, ou seja, de lagos e rios, frequentemente poluída e muitas vezes contaminada. Nesta mesma região, 1 em cada 4 habitantes não tem acesso a saneamento básico.
Existe um plano até 2030 para desenvolver métodos para que grande parte do continente africano possa ter acessos básicos, contudo é um plano bastante ambicioso, pois estamos a falar de uma região com 1.34 biliões de habitantes.
Sendo assim, será que existe potencial na sua empresa para poder contribuir no crescimento africano?
Pela informação indicada, sabemos que há um caminho para percorrer e mercados a serem explorados.
O Grupo Oporto Forte pode ajudá-lo a trilhar este caminho com êxito!