Nubank investe milhões em juvetude negra

Com o objetivo de ofertar mais oportunidades no mercado de trabalho o Nubank firmou uma parceria com a edtech Alicerce Educação e lançaram um programa educacional de formação para 400 jovens, negros e negras de comunidades periféricas e prepará-los para o mercado de trabalho.

A iniciativa prevê investimentos de R$ 20 milhões em ações dentro e fora do banco e faz parte do compromisso com diversidade étnica-racial estabelecido pelo banco em novembro, após uma declaração considerada polêmica da co-fundadora do banco, Cristina Junqueira, sobre a dificuldade na contratação de profissionais negros para cargos mais qualificados.

Naquele momento, em resposta à reação e reivindicações da comunidade negra, o banco se comprometeu a contratar duas mil pessoas negras até 2025, incluindo pelo menos 500 para o seu time de engenharia. O plano é garantir um quadro de ao menos 30% de funcionários negros e o mínimo de 22% em cargos de gerência.

O novo programa é voltado para a formação de base e a intenção é que os jovens saiam do curso empregados no Nubank ou em empresas parceiras. Grande parte dos jovens serão preparados para atuar na área de atendimento ao cliente (call center) e 80 serão selecionados para uma formação adicional em linguagens de programação.

O foco do projeto são jovens com idade entre 17 e 25 anos que estejam fora da escola ou não tenham vínculo empregatício e que sejam moradores das comunidades próximas aos 10 polos educacionais mantidos  pela Alicerce Educação. As aulas ocorrerão presencialmente, seguindo as fases de contenção da pandemia e os devidos protocolos de segurança. Todos os instrutores do projeto serão pessoas autodeclaradas negras, selecionadas pela ONG EducAfro.

Os alunos selecionados terão sete meses de aulas diárias de Português, Matemática, Inglês, Habilidades para vida e Descoberta. Para os alunos que também farão a formação em linguagem de programação, haverá uma oficina hack dedicada ao aprendizado prático.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search