Revista Raça Brasil

Compartilhe

Número de mortos após fortes chuvas na África do Sul sobe para 443

Equipes de resgate procuraram dezenas de pessoas que ainda estavam desaparecidas na província sul-africana de KwaZulu-Natal (KZN) neste domingo, depois que fortes chuvas nos últimos dias provocaram inundações e deslizamentos de terra, matando mais de 440 pessoas. .

As inundações deixaram milhares de desabrigados, interromperam o fornecimento de energia e água e interromperam as operações em Durban, um dos portos mais movimentados da África. Um funcionário da economia provincial estimou o dano total à infraestrutura em mais de 10 bilhões de rands (US$ 684,6 milhões).

O primeiro-ministro da província, Sihle Zikalala, disse que o número de mortos subiu para 443, com outras 63 pessoas desaparecidas.

Em algumas das áreas mais atingidas, os moradores disseram temer a possibilidade de mais chuva, que deve cair no domingo. Alguns tiveram que esperar em agonia por notícias de entes queridos desaparecidos.

“Não perdemos a esperança. Embora continuemos nos preocupando com o passar dos dias”, diz Sbongile Mjoka, morador de Sunshine Village no município de eThekwini, cujo sobrinho de 8 anos está desaparecido há dias.

“Estamos traumatizados com a visão da chuva”, disse Mjoka, 47, à Reuters, acrescentando que sua casa foi seriamente danificada.

Um membro da equipe de busca e resgate usa um cachorro para procurar corpos em Dassenhoek, perto de Durban, África do Sul.

O gabinete do presidente Cyril Ramaphosa disse no sábado que ele havia adiado uma visita de trabalho à Arábia Saudita para se concentrar no desastre. Ramaphosa se reunirá com ministros para avaliar a resposta à crise.

O primeiro-ministro da KZN, Zikalala, disse em uma entrevista televisionada que as inundações estão entre as piores da história registrada de sua província.

“Devemos reunir nossa coragem coletiva e transformar essa devastação em uma oportunidade para reconstruir nossa província”, disse ele.

Publicidade

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?