Obras de Emanoel Araujo figuram campanha About Love

As obras do artista plástico, um homem negro, estão ganhando terreno internacional e duas de suas obras foram incorporadas à campanha da Tiffany & Co. com Beyoncé e Jay-Z

Foto: Secretaria de Cultura de São Paulo

A campanha da joalheria Tiffany & Co., intitulada ABOUT LOVE e estrelada por Beyoncé e Jay-Z trouxe duas obras do artista plástico brasileiro, Emanuel Araujo. Fundamental para a história da arte afro-brasileira, as obras do artista trazem elementos da espiritualidade africana.

Compondo o cenário estrelado pelo casal pop, a obra Oxalá (2007) e Biombo (2018) figuram o cenário acompanhadas também de um quadro do artista estadunidense Jean-Michel Basquiat, morto 1988. A escolha do artista que desponta nas principais instituições culturais do mundo para compor o cenário do vídeo é resultado de um empenho na internacionalização de seu trabalho, com a sua inclusão em coleções como o LACMA e o Hammer Museum, entre outros museus americanos.

Emanoel Araujo produz uma obra fundamental para o entendimento ampliado e renovado sobre a arte afro-brasileira. Representado no Brasil pela galeria Simões de Assis, é influente em muitos aspectos. Além de artista, Araujo também teve grande impacto passando por diversas instituições, como a Pinacoteca de São Paulo e, principalmente, como fundador do Museu Afro Brasil – a primeira instituição dedicada à produção de artistas afro-brasileiros e africanos no país, abordando temas como: a religião, o trabalho, a arte e a escravidão, entre outros.

Oxalá é uma escultura em madeira e tinta automotiva que aparece no filme gravado para campanha, pendurado na parede de frente para o piano e para a obra de Basquiat. Já a obra Biombo é uma escultura em Pau Marfim e ipê roxo, no vídeo ela aparece ao fundo da cena, atrás de Jay-Z.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search