Orlando Caldeira protagoniza monólogo infantil online neste fim de semana
Escrito e dirigido por ator Lázaro Ramos, o premiado espetáculo infantil ‘Boquinha… E Assim Surgiu O Mundo’ será transmitido ao vivo, online pela plataforma do Sympla/Zoom em apenas três apresentações, dia 26 de setembro às 11h e 27 às 11h e às 15h.
A peça, um monólogo protagonizado por Orlando Caldeira, une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo segundo diferentes culturas. O espetáculo se passa na sala da casa do menino João Vicente (Orlando Caldeira), onde ele, entediado com a quarentena, encontra uma caixa com as pesquisas de seu avô escritor. Através dessas pesquisas, João Vicente e Boquinha, um pequeno ser feito de dobraduras de papel, viajam pelas culturas cristã, africana, chinesa, pela cultura dos índios brasileiros e pela ciência, para entender como o mundo foi criado.
De maneira leve o espetáculo trata sobre diversidade cultural, o poder das histórias, e o respeito pelas diferenças.
“Fiquei muito feliz pelo Orlando trazer o nosso espetáculo de volta. Neste período em que nossas crianças estão passando tanto tempo dentro de casa é preciso novas opções de lazer. O ‘BOQUINHA’ vai ser uma ótima opção para os nosso pequenos e pequenas.”, diz Lázaro Ramos, que assina junto com Orlando Caldeira a adaptação do espetáculo para o virtual.
Esta é a segunda adaptação teatral para o formato online realizada pelo Coletivo Preto. No início de agosto a cia estreou o espetáculo “Negra Palavra – Solano Trindade” que segue em cartaz até outubro pela plataforma do Zoom. Com direção de Orlando e Renato Farias.
“Com a experiência do Negra Palavra no formato online percebemos a capacidade de alcance e potência da adaptação da linguagem para o virtual. Trabalho há muitos anos com o público infantil e estou muito empolgado em dividir essa nova experiência com os pequenos”, diz Orlando Caldeira.
BOQUINHA estreou em 2016 com direção de Suzana Nascimento e Lázaro Ramos e foi vencedor nas categorias Melhor Ator e Preparação Corporal no Prêmio CBTIJ de Teatro Infantil e mais quatro indicações ao prêmio nas categorias melhor espetáculo, melhor texto, trabalho de formas animadas e melhor cenário.
FICHA TÉCNICA
(espetáculo online)
Texto: Lázaro Ramos
Elenco: Orlando Caldeira
Adaptação e pesquisa de linguagem: Lázaro Ramos e Orlando Caldeira
Direção de palco e video: Drayson Menezzes
Trilha Sonora: Ricco Viana e Antônio Van Ahn
Direção de Arte: Raphael Elias
Figurino: Julia Marques e Layse Ribeiro
Adereços: Raphael Elias / Alberta Barro e Gabrielle Windmüller
Assistência de Produção: Thati Moreira e Thiago Hypólito
Arte gráfica: Drayson Menezzes
Realização: Coletivo Preto
Apoio: AUETU
Direção de Produção: Drayson Menezzes