Jarid Arraes assina a organização do livro que reúne textos de mais de 70 mulheres negras
“Poetas Negras Brasileiras — uma antologia”, livro lançado com o selo Ferina, pela Editora de Cultura, reúne mais de 70 vozes contemporâneas. Entre elas, nomes reconhecidos como Cristiane Sobral, Conceição Evaristo, Esmeralda Ribeiro e Mel Duarte
Em 128 páginas, a obra panorâmica apresenta vozes contemporâneas, de poetas negras com idade entre 18 e 70 anos, e convida a um mergulho em um pluriverso de possibilidades de apreensões da mulheridade negra e suas escritas.
A antologia, organizada por Jarid Arraes e publicada pelo selo literário Ferina, reúne poetas de diferentes faixas etárias, localizações, espiritualidades e compreensões de suas humanidades. A edição ainda conta com ilustrações e projeto gráfico de Carolina Reis.
Segundo a organizadora do livro e também autora negra, Jarid Arraes, a intenção foi mostrar a diversidade estética e temática das mulheres negras na literatura. “A grande variedade é a prova que mulheres escrevem e não cabem em apenas uma categoria temática. É a prova de que curadores que não incluem mulheres negras em seus eventos literários precisam ampliar seus repertórios. Mulheres negras escritoras existem, insistem e resistem”, crava a escritora.
Com informações de Marcela Güther Assessoria Foto: divulgação
Jornalista com experiência em gestão, relações públicas e promoção da equidade de gênero e raça. Trabalhou na imprensa, governo, sociedade civil, iniciativa privada e organismos internacionais. Está a frente do canal "Negra Percepção" no YouTube e é autora do livro 'Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia'.