Prefeitura de SP anuncia eventos para Mês do Hip Hop
Rico Dalasam, Black Alien, Bivolt e Quebrada Queer estão entre as mais de 1500 atrações do Mês do Hip Hop na cidade
Dando início às comemorações de 50 anos do Hip Hop no mundo, completados em 2023, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia o Mês do Hip Hop 2022. A abertura acontece dias 11, 12 e 13 de março, em diversos espaços da cidade, e traz como destaque os shows, na Praça das Artes, de Bivolt, Black Alien, Rael convida Drik Barbosa + Kamau, Dexter e KL JAY + Sandrão RZO + Jota Ghetto. Todas as apresentações são gratuitas. O evento é realizado em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), Educação (SME), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Secretaria Executiva de Lazer da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME).
O edital do Mês do Hip Hop teve recorde de artistas habilitados, mais de 1500, para se apresentarem ao longo de todo o ano. Em março, mais de 200 artistas se apresentam em todas as regiões da cidade. “Ao todo, a Secretaria destinou R$2 milhões para a contratação de artistas da periferia, com shows em todas as regiões da cidade“, conta a Secretária de Cultura Aline Torres. “O Mês do Hip Hop, além de apoiar essa cultura e suas quatro linguagens, será fundamental para a retomada econômica da cidade, com programação de qualidade e descentralizada”, afirma Aline.
As atividades começam dia 11, sexta-feira, com saraus e debates relacionados à cultura Hip Hop, apresentação de DJ e inauguração de graffiti do artista IMAGE no Centro Cultural da Penha (Zona Leste). A Área de Lazer Água Espraiada, conhecida como Praça Sabotage (Zona Sul), traz apresentações de MCs e DJs, entre eles GOG e Livia Cruz. As Casas de Cultura Itaim Paulista, Hip Hop Leste, Campo Limpo e Brasilândia também recebem atrações. Entre os destaques estão Rap Plus Size e Natt Matt, na Casa de Cultura Itaim Paulista, CRIS SNJ, na Casa de Cultura Campo Limpo, e Quebrada Queer, na Casa de Cultura Hip Hop Leste. Ao todo, serão mais de 50 atividades programadas apenas para o dia 11, incluindo Breaking, Graffitis, MC’s, DJ’S, Saraus, Slam e debates sobre assuntos ligados à cultura hip hop.
Nos dias 12 e 13, a Praça das Artes, no centro de São Paulo, recebe artistas convidados. No sábado, acontecem show de Dexter, Rael convidando Drik Barbosa e Kamau, YORUBA e DJ GIGO, entre outros. Já no domingo, apresentações de Black Alien, Bivolt, DJ Paula Fayá e grande show com KL JAY + Sandrão RZO + Jota Ghetto. A escolha da Praça das Artes, anexo do Theatro Municipal, como palco para a abertura se deu pelo entendimento de que os artistas da periferia são os novos modernistas, os artistas que hoje quebram barreiras estéticas.
Além das apresentações artísticas, a abertura do Mês do Hip Hop 2022 também terá a Feira de Hip Hop na Praça das Artes, nos dias 12 e 13, com exposições e comercialização de empreendedores cadastrados via chamamento público. Essa é a primeira feira de empreendedorismo focada em Hip Hop da cidade.
Durante todo o mês, diversos espaços, em todas as regiões da cidade, recebem apresentações. Entre os destaques, show de Kayblack, dia 19, na Casa de Cultura Hip Hop Leste; de Rico Dalasam, dia 25, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), e BK, dia 27, no Centro Cultural da Juventude (CCJ).