Raça Indica: Cinco podcasts liderados por pessoas negras que você precisa conhecer

No mês em que se celebra a Consciência Negra, confira cinco podcasts liderados por pessoas negras

A comunidade negra, atenta às transformações do consumo de áudio, têm se  apropriado do universo dos podcasts e divulgado sua visão de mundo e narrativas próprias, por meio dessa linguagem.

Prova de que é o momento oportuno, está na pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, que aponta que o consumo de rádio aumentou e alcança atualmente 80% da população brasileira. O mesmo estudo indica que o consumo de rádio pelo celular também cresceu em relação ao ano anterior, passando de 23% para 25% em 2021. 

Além do rádio e da música, segundo o mesmo estudo, 31% dos entrevistados com acesso à internet ouviram podcast nos últimos três meses, um aumento de 32% em relação ao último ano. 

Confira nossa seleção de cinco podcasts liderados por pessoas negras que você precisa conhecer

Mano a Mano. Original Spotify, o podcast Mano a Mano, lançado neste ano, 2021, é um programa de entrevistas que se pretende controverso e polêmico. Liderado por Mano Brown, do Racionais Mc’s, o podcast já entrevistou personalidades como o ex-presidente Lula, Karol Conká, Leci Brandão, Fernando Holiday, Drauzio Varela, entre outros. Além do Mano Brown, o podcast conta com uma equipe negra na produção. Confira a resenha sobre o primeiro mês do podcast, clicando aqui. 

Angu de Grilo. Podcast produzido pelas jornalistas Flávia Oliveira e Isabela Reis, mãe e filha. Com uma linguagem simples e com muito diálogo, elas abordam com frequência temas como feminismo, racismo, discriminaçào, maternidade, política e economia, entre outros assuntos. Os impactos da pandemia para a população brasileira foram temas recorrentes no podcast. 

Nei Lopes Cast. Lançado em 2020, o podcast apresenta um poderoso olhar sobre país, a partir do pensamento crítico do músico, multiartista, escritor e intelectual negro, Nei Lopes. Muitas vezes, em tom professoral, Nei Lopes explica mitos, conceitos e fatos históricos. É como ouvir em alto e bom som, a “Enciclopédia brasileira da diáspora africana”, uma de suas obras de maior destaque e referência para os estudos deste campo. 

Boletos Pagos. Original Spotify, Boletos Pagos, liderado pela influenciadora e produtora de conteúdo, Nath Finanças, dedica desde 2020 episódios à educação financeira. O podcast é resultado do canal que ela criou em 2019 para compartilhar dicas sobre saúde financeira.

Mundo da Rua. Em formato de micro podcast com episódios de no máximo quatro minutos, eu, Rachel Quintiliano, compartilho minhas opiniões sobre livros produzidos por pessoas negras, para pessoas negras e sobre pessoas negras: produções afro centradas. Entre os/as autores/as sugeridos/as no podcast estão: Nelson Mandela, Yaa Gyasi, Conceição Evaristo, Alice Walker, Jeferson Tenório e Elizandra Souza, entre outros/as.

Comentários

Comentários

About Author /

Jornalista, pós-graduada em comunicação e saúde, produtora de conteúdo, defensora dos direitos humanos e promotora da equidade de gênero e raça. Escreve sobre beleza, identidade, autoestima, livros e filmes. É também idealizadora do Mundo da Rua Podcast.

Start typing and press Enter to search