Racismo: “Trabalho de gente branca, que sabe fazer”, diz vereador do RS sobre obra
Antônio Valesan (PTB) teve fala racista durante sessão na Câmara Municipal de Roca Sales
Durante sessão na Câmara Municipal de Roca Sales, no Rio Grande do Sul, o vereador Antônio Valesan (PTB) fez uma declaração racista ao se referir ao trabalho feito em uma obra na cidade.
Na ocasião, ele reclamava da quantidade de entulhos no local e afirmou que “se isso continuar e não tiver um trabalho de gente branca, de gente que sabe fazer esse trabalho com técnicas, nós vamos embargar aquilo lá”.
A declaração de Pegari, como é conhecido na cidade, ocorreu na segunda-feira (4), mas viralizou nesta quinta-feira (7).
A Polícia Civil informou que abriu um inquérito para investigar a fala do vereador. A Defensoria Pública também apura se houve dano coletivo após denúncia de um um bombeiro que trabalha na cidade.
Já a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul divulgou uma nota lamentando a fala do vereador, classificando-a de “preconceituosa e revoltante”. “Encaminharemos ofício ao Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul requerendo apuração da conduta penalmente relevante, para que o responsável pelo crime de racismo seja punido conforme a lei”, diz o comunicado assinado pelo secretário Fabrício Guazzelli Peruchin.
Após repercussão, Pegari foi a público pedir desculpas. “Palavras ditas não podem ser apagadas, mas quando equivocadas, precisam ser retratadas publicamente e urgentemente, com humildade em reconhecimento ao erro”, disse, em nota pública.
Antônio Valesan já foi prefeito de Roca Sales, mas teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos em 2011 e perdeu o cargo. Segundo o Ministério Público, Pegari desviou as doações de pares de sapatos feitas por uma empresa em troca de votos.