Receita típica de Camarões
No clima da Copa aprenda a preparar um prato típico de Camarões
TEXTO: Redação | Adaptação web: David Pereira
O Malang vem do Camarões, e é parte da cultura urbana do país. É considerado um “prato de solteiro”, pois é fácil e rápido de ser feito, ótimo para quem não tem tempo para cozinhar – leva apenas 20 minutos, do início ao fim, se feito com experiência. O prato usa originalmente o grão “njansan”, absolutamente desconhecido de nós brasileiros, mas que se assemelha a uma mistura entre um amendoim e uma noz, bem típico da África central. Sua popularidade aumentou bastante nos últimos anos, junto com a urbanização do país.
Ingredientes para o preparo de Malang*
3 cebolas médias
1 tomate
1 pimentão
50g de njansan
100 ml de óleo de soja
Sal a gosto
Tempero preparado a gosto
* (serve 2 pessoas)
ACOMPANHAMENTOS SUGERIDOS
4 bananas da terra médias
250g de peixe (no caso, corvina)
Sal a gosto
Tempero preparado a gosto
PREPARAÇÃO DOS ACOMPANHAMENTOS
Antes de começar, é preciso preparar o peixe, limpando-o e cortando-o em pedaços individuais, bons para o consumo. Se possível, tempere-o no dia anterior com sal e temperos prontos. Isso irá garantir um sabor mais intenso à carne, mas é opcional. Com o peixe já preparado, descasque e corte as bananas em lascas, fritando-as puras por apenas 3 a 5 minutos, tomando cuidado para que não escureçam no processo. Remova-as da panela. No próprio molho formado pela banana, frite o peixe por 5 a 7 minutos, recobrindo-o com o caldo presente para que adquira um leve aroma da banana.
PREPARAÇÃO DO MOLHO
Corte a cebola, o pimentão e o tomate em luas, e pique o alho. Ferva o óleo em uma segunda panela e, com ele já quente, jogue os vegetais e mexa-os por cinco minutos. Acrescente sal e temperos prontos a gosto. Bata o njansan no liquidificador e acrescente sua pasta à mistura. Mexa tudo muito bem por mais um minuto e deixe ferver por mais dois. Tipicamente, este prato é servido com a mistura de vegetais recobrindo a carne, expondo o acompanhamento (no caso, a banana).
ADAPTAÇÕES PARA O BRASIL
Nada contra o njansan, mas ele é figura desconhecida para o brasileiros. Para suprir sua falta, é possível usar o já mencionado amendoim torrado moído na mesma quantidade. Apesar de terem paladares diferentes, compartilham muitas propriedades físicas. É possível também usar qualquer tipo de noz, mas elas ficam mais distantes do gosto original da receita.
Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 188.