Home Capa Reitor da Zumbi dos Palmares lança livro sobre luta dos negros em...

Reitor da Zumbi dos Palmares lança livro sobre luta dos negros em SP

O professor José Vicente, fundador e reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, lançou nesta quarta-feira (12), na Livraria Cultura da avenida Paulista, região central de São Paulo, o livro “Discursos Afirmativos”, que aborda o tema da luta por educação e a conquista de direitos do povo afrodescendente.

“Eu tentei, com o livro, informar o público em geral como foi importante a palavra na abertura do processo de inclusão e visibilização do negro na sociedade brasileira, sobretudo aqui em São Paulo. Foram várias frentes, várias lutas, e o discurso cumpriu um papel muito importante”, disse o autor.

Leia também: Negros no País sofrem mais com violações dos direitos humanos

Ainda segundo Vicente, o livro demonstra como o discurso ajudou a formar cada momento da história. “O discurso continua sendo uma arma poderosa na mudança e tranformação da sociedade, das ideias e do mundo, e que no final constrói, muda. É importante que a gente tenha compreensão disso e continue aprimorando o discurso para ajudar a fazer as mudanças que tem que ser feitas”.

O primeiro a comprar o livro e levar para o reitor autografar, às 19h30, foi Luiz Carlos Trabuco, presidente do conselho de administração do Banco Bradesco. “O professor José Vicente é um pioneiro e determinado com os discursos afirmativos, através da Zumbi dos Palmares ele consegue defender a tese da inclusão do afrodescendente, e inclusão é uma palavra fundamental para termos uma igualdade social”, disse Trabuco.

Veja também: Especial do R7 sobre o racismo no Brasil

O estudante de direito da Zumbi dos Palmares Rodrigo Leitão, 36 anos, diz que tem “as melhores expectativas” para a leitura do livro. Segundo ele, o reitor “é um grande incentivador, um pai para os alunos” e, por isso, quer ler para continuar se espelhando no professor. Além de Leitão, outros alunos da faculdade participaram do evento, inclusive na organização.

O livro utiliza inúmeros artigos reproduzidos em jornais brasileiros, principalmente no Estado de São Paulo, escritos em épocas e contextos diferentes, sobre o combate pela defesa dos direitos dos negros.

“Esse livro é mais um trabalho do professor que representa um farol para nós que somos afrodescendentes, defendendo a causa e aproximando a sociedade, brancos e negros”, disse o desembargador do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Campinas, Lorival Ferreira dos Santos.

Fonte: R7

Comentários

Comentários