Santa Catarina elege primeira miss negra depois de 60 anos

Aos 27 anos, a atriz e modelo Bruna Valim, representará Santa Catarina no Miss universo Brasil

Representante do município de Otacílio Costa, na Serra Catarinense, a atriz e modelo Bruna Valim foi a primeira mulher negra a conquistar o título de Miss Santa Catarina, em 66 anos de existência do concurso. O resultado foi anunciado no último domingo (10). Agora, Valim se prepara para representar o Estado no Miss universo Brasil, que acontecerá em novembro.

A miss Santa Catarina nasceu no Pará, no município de Santana do Araguaia e se mudou para o sul quando tinha apenas 1 ano e meses. Bruna foi adotada pelos tios e sempre viveu entre uma população de maioria branca. Isso dificultou que ela pudesse fortalecer sua autoestima.

Durante entrevista para o G1, ela contou sobre questões que viveu com o cabelo. “Eu vivi a vida inteira de cabelo preso. Lavava ele, deixava secar e já amarrava. Eu me fechava. Ou era um coque ou trança. Estava sempre dependente disso”, afirmou.

Bruna Valim trabalha em uma startup e mora em Ipanema, Litoral Norte do estado. “Eu ouvi um comentário de que eu não tinha perfil catarinense. Que eu não poderia ser Miss Santa Catarina. Eu sabia que se eu ganhasse eu teria que estar muito forte porque os comentários contrários iriam vir. Por que uma menina mais clara não é questionada? Temos que lutar três vezes mais para ser ouvida”, conta.

Comentários

Comentários

About Author /

Start typing and press Enter to search