Ufba terá Nanci Franco como primeira mulher negra na direção
A professora Nanci Helena Rebouças Franco (@_nancifranco) é a primeira
mulher negra na direção da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela tomou posse na quarta-feira (17), na Reitoria da Universidade.
O acontecimento é histórico e deve ser comemorado.
Mas é, também, um sintoma do racismo estrutural: na Bahia, 80,8% da população é composta de pessoas negras, segundo dados do IBGE em 2022. O percentual é o maior entre os estados brasileiros e maior também do que os percentuais encontrados no Brasil (55,9%) e no Nordeste (73,9%).
A cerimônia de posse de Nanci Franco aconteceu teve presença massiva de professores, ex diretores da FACED, do movimento negro, de sindicatos e outros representantes da Educação e convidados da nova diretoria.
Em sua fala, reafirmou o compromisso histórico da FACED na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, socialmente referenciada e solidária, que respeite a diversidade cultural, de classe, étnico racial, de gênero, de orientação sexual do seu povo, proporcionando à nossa comunidade um ambiente vivo e de permanente diálogo com a sociedade.