Vai-Vai deixará sede no Bixiga para construção da Linha 6 – Laranja do Metrô
Escola de samba fechou acordo com a empresa responsável pela construção da estação e ganhará nova sede no bairro
Depois de 50 anos ocupando a Rua São Vicente, no bairro do Bixiga, a Vai-Vai fechou um acordo com a Acciona, empresa responsável pela construção da Linha 6-Laranja, do Metrô, e ganhará uma nova sede construída pela empresa na rua Almirante Marques de Leão com acesso pela Rua Rocha, no mesmo bairro. O local terá cerca de 550 metros.
A Vai-Vai anunciou a mudança na terça-feira (21). Na ocasião, os conselheiros e diretores da escola explicaram que não seria viável realizar os ensaios na rua enquanto as obras da linha estivessem acontecendo. A inauguração está prevista para 2025, além disso, eles ressaltaram que outros fatores poderiam dificultar a manutenção dos trabalhos no local.
As negociações para mudança de endereço vinham sendo realizadas há oito anos. No início, foi cogitada a possibilidade de instalar a sede da escola na região do Anhangabaú, na época, outra empresa era responsável pela linha.
Em declaração, o presidente da Vai-Vai, Clarício Gonçalves comentou a mudança: “É um momento único, que mexe com o coração. Não só o meu, como de todos vocês, por este momento, por este local sagrado”.
O presidente do conselho deliberativo da escola, Luiz Mattos, comentou as mudanças pelas quais o bairro do Bixiga tem passado, sendo cada vez mais urbanizado e verticalizado. “Não tem mais chão de terra para o samba levantar poeira. Os prédios estão aí, nem o luar a gente vê. Mas a gente continua no pedaço. E nós não podemos perder essa emoção, temos que levar para a nova casa”, disse.
A entrega da nova sede está prevista para daqui um ano. A nova quadra terá capacidade para 2,5 mil pessoas e deve ter três pavimentos, que serão divididos entre bilheteria, loja, quadra, camarotes, três bares, sala de troféus, além de cozinha banheiro e dos setores administrativos e culturais.