Dar CONTINUIDADE nas atividades que realizamos em nossas vidas é o que determina o Sucesso ou Fracasso do que desejamos concretizar. Apesar de sabermos da importância da continuidade, muitas vezes, por não ser colocada em prática, comprometemos os resultados positivos de uma pessoa ou uma empresa. Para que possamos compreender melhor, proponho a reflexão das seguintes perguntas:

  • Ter continuidade em nossas tarefas diárias é fundamental?
  • Por que as pessoas têm tanta dificuldade em dar continuidade em algo que começaram mesmo sabendo da importância do mesmo?
  • Por que é importante termos continuidade em atividades que realizamos em nossa vida?
  • Por que as pessoas de uma empresa, tem tanta dificuldade em dar continuidade às tarefas e processos?
  • O que você pode fazer para ser uma pessoa que trabalha de forma continua, para obter melhores resultados e destaque em suas atividades?

Antes de responder estas perguntas, é importante compreender o que vem a ser continuidade. Pesquisando, no dicionário Aurélio, encontrei dois termos que traduzem meu pensamento sobre a palavra CONTINUAR e que possuem maior proximidade com o texto que escrevo agora, que significa prosseguir sem interrupção e não parar. Qual de nós conseguimos prosseguir sem interrupções e não parar, rumo aos objetivos que desejamos realizar? Pelo que tenho visto são poucos com este perfil, com certeza!

A dificuldade em dar continuidade está dentro de nós. Para ilustrar essa dificuldade, vamos tomar como exemplo os planos que fazemos no início do ano, como: emagrecer, fazer exercícios físicos, fazer um curso de línguas, ler mais livros, guardar dinheiro, etc. Grande parte deles são iniciados e não concluídos.

No início estamos estimulados e estes estímulos nos proporcionam uma grande motivação, para realizarmos as atividades que nos proporcionará alcançar esses objetivos. Mas o que ocorre com frequência é que a pessoa DESISTE quando encontra o primeiro obstáculo que aparece, e, muitas vezes, esse primeiro obstáculo não está nas circunstâncias externas, e sim, dentro de cada um de nós, onde deixamos fazer parte de nossas conquistas a preguiça e rejeição de querer fazer.

Nas empresas, o fator continuidade é fundamental e fica evidente quando temos processos e tarefas a serem realizadas, que não poderiam falhar, mas por um motivo ou outro acabam falhando, proporcionando um prejuízo imenso às empresas. Este prejuízo é traduzido na descredibilidade do cliente em seu fornecedor e pela própria gestão da empresa.

Para muitas pessoas, essa característica da falta de comprometimento em dar continuidade, não tem a menor importância; pois elas não estão buscando a evolução e crescimento em suas vidas pessoais e profissionais e tanto faz começar, parar, não terminar e começar de novo.

Sinto em lhes dizer que aqueles que possuem este tipo de pensamento, dificilmente chegarão ao sucesso e se destacarão profissionalmente, isto é, se continuar trabalhando, pois, estas pessoas não chegarão a lugar algum, ficam patinando na sua ignorância consciencial e só percebem que perderam tempo quando chegam ao final da vida.

Então agora, depois de vários estudos e aprendizados em minha vida profissional, destaco as boas práticas para aqueles que desejam ser assertivos e sempre agir de forma a proporcionar CONTINUIDADE no que faz:

  • Definir um responsável e metas, quando se tratar de uma equipe;
  • Acompanhar e direcionar o que deve ser realizado (Gestor);
  • Criar uma rotina de Trabalho;
  • Ter persistência;
  • Não procrastinar;
  • Controlar e concretizar as metas estabelecidas;
  • Assumir a responsabilidade;
  • Realinhar para melhorar e otimizar o processo/atividade.

Para aquelas pessoas que já estão buscando ser melhores e trilhar o caminho da evolução pessoal e profissional, é bom ter em mente que a continuidade é um grande aliado nesta caminhada. Quem tem continuidade consegue realizar todas a coisas que deseja, tanto material, financeira e comportamental. Nada resiste à continuidade. Isso significa que, aquele que exercita essa característica consegue tudo que está ao seu alcance!

A CONTINUIDADE deve estar presente em nossas vidas, seja nas tarefas mais corriqueiras, até as de maior amplitude, incluindo os relacionamentos. Quem tem continuidade, obtém os melhores resultados e desfruta de um dos sentimentos mais gratificantes que o ser humano pode experimentar: o sentimento de satisfação e realização das suas próprias capacidades e habilidades!

Uma empresa que possui pessoas que trabalham sem dar continuidade nos processos e tarefas, fica a cada dia, apagando incêndios e não consegue prosperar, além de fazer com que seus clientes percam a credibilidade quanto a sua competência em realizar serviços com qualidade e de forma pontual.

Lembrem-se “Só é Duradouro o que se Renova Todos os Dias!

Grande abraço e sucesso!

Amarildo Nogueira

Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos, MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Business and Management International Professional pela University of California (Irvine-EUA). É Consultor empresarial e autor do livro Logística Empresarial: uma visão local com pensamento globalizado. Ministra Palestras e Treinamentos em todo Brasil, onde já desenvolveu e capacitou mais de 60.000 pessoas.

*Este artigo reflete as opiniões do autor. A Revista Raça não se responsabiliza e não pode ser responsabilizada pelos conceitos ou opiniões de nossos colunistas

Comentários

Comentários