Protetor solar em todas as estações
Por: Katleen Conceição
Dica para a pele da dermatologista pioneira em cuidados com a pele negra:
O sol se faz presente na primavera e no verão com progressiva maior intensidade à medida que o fim do ano se aproxima. Porém o cuidado com a pele deve ser constante. Ficar sem protetor solar e se expor ao sol ou a a luz dos eletrônicos é impensável. São conhecidas mais de 100 substâncias, que, se engolidas ou aplicadas na pele, provocam reações induzidas pelo sol.
Um número limitado provoca a maioria das reações (algumas substâncias que tornam a pele sensível à luz do sol). Para tratar as reações químicas da fotossensibilidade, são aplicados na pele corticosteroides, e a substância que está causando tal reação é evitada. Há dois tipos de fotossensibilidade química: a fototoxicidade e a fotoalergia. Na fototoxicidade, as pessoas sentem dor e desenvolvem vermelhidão, inflamação e, às vezes, descoloração castanha ou cinza-azulada nas áreas da pele que estiveram expostas à luz solar durante um curto período de tempo. Esses sintomas assemelham-se àqueles da queimadura solar, porém a reação é diferente de queimadura solar na medida em que ocorre apenas após a pessoa ter ingerido alguns medicamentos (tais como tetraciclinas ou diuréticos) ou compostos químicos, ou os tenha aplicado na pele (como perfumes e
alcatrão de carvão).
A luz visível, que parte tanto dos raios do sol como de fontes artificiais (lâmpadas fluorescentes, radiação emitida pela tela do computador ou televisões), atua tanto no processo de pigmentação (bronzeamento) da pele quanto no de hiperpigmentação (manchas). A solução é simples: a utilização de filtro solar diariamente evita a
hiperpigmentação ou manchas na pele. Em épocas de praia, há uma grande dúvida acerca do uso do bronzeador. Ele é permitido, porém, sempre com fotoproteção. É preciso saber que o bronzeador não fornece nenhuma prevenção contra os raios UVA e UVB, já que ele é um filltro que somente faz com que a camada da pele mais superficial oxide e mude a cor para um tom que seja próximo ao bronzeado, quando se fica exposto ao sol. O indicado para garantir o bronzeado desejado é que se aplique o bronzeador em cima do protetor solar.
Com o progressivo advento do mercado da beleza, há muitas opções de maquiagens corretivas, que costumam ter filtro solar, sendo vistas como aliadas no disfarce a essas imperfeições.