Raça indica: Cineciência – filme e debate
No próximo domingo (12) o Museu da Imagem e do Som de São Paulo apresenta o Cineciência, evento que reunirá debatedores após exibição de filmes, unindo-se aos movimentos internacionais contra o racismo.
Às 17h será exibido o filme “O Menino Que Descobriu o Vento”. A partir da história de um jovem na África qie, apesar da pobreza e dificuldade, constrói um cata-vento para irrigar a terra com energia eólica.
Para debater a questão racial e a ciência, estarão presentes:
Bárbara Carine Soares Pinheiro, mulher negra, nordestina, formada em Química pela UFBA, mestre e doutora em Ensino de Química pela (UFBA/UEFS). Atualmente é professora adjunta e vice-diretora do instituto de Química da UFBA. Membro permanente do corpo docente do programa de pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Líder do grupo de pesquisa Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais (DICCINA). Idealizadora e consultora pedagógica da escola Afro-brasileira Maria Felipa. Autoras de vários livros.
Carlos Eduardo Dias Machado (Gyasi Kweisi Mpfume) possui graduação (2003), licenciatura (2004) e mestrado em História Social (2009) pela Universidade de São Paulo e teve como orientador o professor doutor Horacio Gutiérrez do DH da FFLCH-USP. É alumni da International Fellowships Program – IFP (Fundação Ford). Atua na área de ensino desde 1999. É docente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, pesquisador, palestrante e colunista da revista Raça.