SABONETE PARA EVITAR A MALÁRIA

Estudantes africanos criaram no ano passado um sabonete capaz de evitar a malária. Saiba Mais:

 

TEXTO: Redação | FOTO: Divulgação | Adaptação web: David Pereira

Sabonete é capaz de repelir o mosquito transmissor da malária | FOTO: Divulgação

Sabonete é capaz de repelir o mosquito transmissor da malária | FOTO: Divulgação

 

Dois estudantes africanos criaram um sabonete capaz de repelir o mosquito causador da malária. O sabão, apelidado de “Fasoap”, já rendeu a Moctar Dembele e Gerard Niyondiko um prêmio de U$ 25.000,00, em abril de 2013, pela “Global Social Venture Competition”, uma competição mundial promovida pela Universidade de Berkeley, na Califórnia.

A dupla faz parte do corpo discente do Instituto Internacional de Água e Engenharia Ambiental, em Ouagadougou, capital de Burkina Faso. O produto é feito à base de ervas e ingredientes naturais. A água residual de quem toma banho com o sabonete contém substâncias que impedem o desenvolvimento das larvas de mosquitos. De acordo com a reportagem feita pela rede CNN, essa propriedade pode trazer resultados significativos, já que o problema do saneamento na África é uma das causas da proliferação dos vetores da malária.

Segundo os criadores do produto, o objetivo é que o sabonete possa atender a uma parcela significativa da população africana que não tem acesso aos produtos industrializados, como cremes e spray, devido aos custos. Os estudantes ainda estão trabalhando na otimização do produto, mas a expectativa é que ele chegue ao mercado em 2015.

 

Quer ver esta e outras matérias da revista? Compre esta edição número 181.

Comentários

Comentários

About Author /

Leave a Comment

Your email address will not be published.

Start typing and press Enter to search

Open chat
Preciso de Ajuda
Olá 👋
Podemos te ajudar?