Tecnologia e inclusão no mercado de trabalho são destaques do Fórum Brasil Diverso 2019
O Teatro Vivo ficou lotado na segunda-feira (19), ocasião em que foi realizada com êxito mais uma edição do Fórum Brasil Diverso.
Idealizado pelo jornalista e cartunista Maurício Pestana, a série de debates foi dividida em quatro mesas, nas quais empresas, CEO’s e especialistas em assuntos relacionados a diversidade corporativa – tanto no setor público quanto na iniciativa privada – destacaram os efeitos da revolução 4.0, sempre visando o combate a todos os tipos de discriminação, seja racial, social, sexual e de gênero.
Apresentado por Késia Estácio e Sidnei Santiago, atores que estão na capa da edição 210 da revista RAÇA, o Fórum Brasil Diverso teve na abertura a convidada internacional Elizabeth Cotton, diretora da Blacks in Technology, organização que planeja estratégias para a inserção de negros e negras na indústria da tecnologia.
O influenciador digital Ad Júnior, que integrou a capa da edição 209 da revista RAÇA, participou do painel “Tecnologia e Juventude: a inclusão no mercado de trabalho” e deixou um questionamento marcante em sua explanação.
“Vocês estão percebendo que os negros periféricos não estão fazendo cadastramento biométrico? Quem são as pessoas que votarão nas próximas eleições?”
Rachel Maia, CEO da Lacoste, enfatizou a importância de pensar as ações, uma vez que falta inclusão
“Algumas pessoas tem vergonha de aplicar nas empresas e, de repente, são talentos que vão fazer a transformação porque o mesmo mindset não vai nos levar pro next step”, afirmou.
Luciana Barreto, da CNN Brasil; Joyce Ribeiro, da TV Cultura; Flavia Lima, da Folha de São Paulo; Alex Salgado, vice-presidente ds Vivo; Thêo Van Der Loo, CEO da NatuSciene S.A.; Cristina Palmaka, CEO da Sap Brasil e Cristiane Silva Pinto, do Google Brasil foram outros destaques.
O setor público também foi analisado no painel “Políticas Públicas de Inclusão”, com Fabya Reis, secretária de Estado de Igualdade Racial da Bahia; Acácio Sidnei, pró-reitor da UFABC; Elisa Lucas, secretária adjunta de Direitos Humanos da cidade de São Paulo; e o vereador paulistano Paulo Reis, autor de lei que trata de cotas na cidade de São Paulo.
No painel “Gênero e Raça em Postos de Comando”, Maria Cristina Sampaulo, vice-presidente de Gestão do banco Goldman Sachs; Maurício Rodrigues, vice-presidente de finanças da Bayer; Maria Ângela, diretora executiva da Netflix, além de Elizabeth Cotton, destacaram suas atuações nas respectivas empresas e apontaram novas perspectivas do mercado.
Com um encerramento apoteótico, precedido de um coquetel que marcou o lançamento da edição 211 da revista RAÇA e o aniversário de 23 anos da publicação, a banda baiana Olodum fez uma empolgante apresentação, que não deixou ninguém parado!