Vitórias militares africanas contra as invasões estrangeiras: Etiópia X Itália
No início dos anos 2000 fiz amizade com a Elizângela André dos Santos, no Projeto Travessia, na cidade de São Paulo. Nosso trabalho era com crianças e adolescentes em situação de rua e de risco na capital do estado e não é novidade para ninguém que a maioria dessa população é negra…
Numa das reuniões Eliz, hoje professora universitária de psicologia, perguntou para mim: “por que nós nos deixamos escravizar”? Questionamento potente que, mesmo estudando o tema, desde 1989, não soube explicar de pronto. Mas na minha cabeça a questão ecoava pelos anos a fio. Os nossos antepassados lutaram sim no continente africano, nos navios tumbeiros e na América! Os exemplos são inúmeros.
Aprendi com o tempo que os africanos lutaram e venceram grandes batalhas, mas não aprendemos sobre esse conhecimento importante nos bancos escolares.
O tópico da história militar africana é um dos tópicos mais inexplorados em nossos livros de história hoje. Talvez seja assumido que já conhecemos a história completa. Infelizmente, isso não poderia estar mais longe da verdade. Um velho provérbio africano tinha razão o tempo todo: Até que os leões tenham seus próprios historiadores, os contos da caça sempre glorificarão o caçador.
Para continuar lendo esse artigo, faça a assinatura digital em https://revistaraca.com.br/assinatura/