Yes, temos vice-presidente preta nos EUA!

Redaçãonovembro 7, 20204 min
https://revistaraca.com.br/wp-content/uploads/2020/11/kh.jpg

Oficialmente, Joe Biden é o presidente eleito dos Estados Unidos e tem como vice a senadora e advogada Kamala Harris, a primeira mulher negra a ocupar o cargo. Maurício Pestana, CEO da RAÇA, disse em sua análise na CNN Brasil que Kamala será o grande nome da política mundial, nos próximos anos.

Anunciada pera o posto em março deste ano, quando disputava com Bernie Sanders a candidatura pelo Partido Democrata, A escolha de Kamala Harris para integrar a chapa democrata foi vista como um aceno do partido à mudança, uma vez que ela é mulher, negra e filha de imigrantes. Funcionou como um “chamariz” para convencer eleitores negros a votar no pleito de 2020.

Assim como a eleição de Barack Obama à presidência, a chegada de Kamala Harris a vice é representativa em diversos níveis

Um levantamento feito pelo instituto de pesquisa Pew Research Center, dos EUA, estima que cerca de 30 milhões de afro-americanos estavam aptos a votar nas eleições de 2020. O número é um recorde no país, onde o voto não é obrigatório, e representa cerca de 12,5% de todo o eleitorado.

Tradicionalmente, os negros americanos votam em candidatos democratas. Eles foram votos-chave, por exemplo, na reeleição de Barack Obama, em 2012, quando bateram recordes de comparecimento. Na eleição seguinte, em 2016, quando a chapa democrata não tinha nenhum negro, Hillary Clinton perdeu para o republicano Donald Trump — e o pleito foi marcado pela menor participação de eleitores negros em 20 anos.

Ter Harris como vice-presidente dos Estados Unidos representa uma vitória e um avanço para uma maior representatividade.

Kamala Harris nasceu numa família de imigrantes: a mãe dela é indiana, e o pai, jamaicano. A mãe de Kamala, inclusive, se notabilizou pela pesquisa na área de câncer e como ativista de direitos civis.

Formada em direito e ex-procuradora do distrito de San Francisco e do estado da Califórnia, a agora vice-presidente eleita ganhou projeção nacional ao questionar duramente, em sabatinas no Senado, indicados por Trump para cargos de juiz da Suprema Corte e de Secretário de Justiça.

Comentários

Comentários

Redação

https://revistaraca.com.br/wp-content/uploads/2017/08/logo-scaled.jpg

Há 24 anos no mercado, a pioneira e mais antiga publicação negra do Brasil.

Comentários

Comentários